Por Favor Não Matem A Cotovia

 Harper Lee



















Esta é uma obra maior que marcou a literatura norte-americana e deu um novo impulso ao movimento de reivindicação de direitos sociais no Sul dos Estados Unidos.
Obra pungente onde são tratados temas como a coragem, a injustiça racial, a perda da inocência, a tragédia e o crescimento, é ainda um monumento de integridade que serve de exemplo, em muitos países de língua inglesa, para o ensino de valores humanos, bem como de construção literária.
Esta reedição surge no âmbito das comemorações do 50º aniversário da primeira edição (1960-2010).
Escrita em 1960 e vencedora de um Prémio Pulitzer, esta obra parte de factos biográficos da autora, recentrando assim um historial de violência e segregação, através doa olhos de uma menina de seis anos que assiste a uma injusta condenação, baseada em preconceitos e julgamentos sustentados pelo racismo.
Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, a autora descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora, onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando ao mesmo tempo o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típico da infância.
Harper Lee viveu sempre uma vida completamente afastada dos círculos mediáticos e é junto com J.D. Salinger, uma das mais famosas reclusas literárias, morando ainda hoje na casa onde passou a sua infância, em Monroeville, no estado sulista do Alabama. Raríssimas foram as vezes em que concedeu uma entrevista, mas agora o silêncio foi quebrado ao Mail on Sunday
POR FAVOR NÃO MATEM A COTOVIA, eleito recentemente pelos principais livreiros norte-americanos como «O Melhor Romance do Século XX» e que se tornou numa obra-prima da literatura americana, acaba de ser reeditado pela DIFEL.
Permanentemente actual, este é um daqueles livros que, passe o chavão, deve ler-se antes de morrer.

«Sem dúvida um verdadeiro fenómeno literário, este romance sulista não apresenta a mais pequena mácula nas suas delicadas folhas de magnólia. Divertido, alegre e escrito com uma precisão cirúrgica.»
Vogue 


  «O estilo de Harper Lee revela-nos uma prosa enérgica e vigorosa capaz de traduzir com minúcia o modo de vida e o falar sulistas, bem como uma imensa panóplia de verdades úteis sobre a infância no sul dos EUA.»
Time

Sem comentários:

Enviar um comentário