Planeta - O Crepúsculo de Avalon (Opinião)

Anna Elliott


Título: O Crepúsculo de Avalon
Autora: Anna Elliott
Editora: Editorial Planeta
Páginas: 440
PVP: 21,95€



Tristão e Isolda, um amor intemporal








Ela é uma sacerdotisa, uma contadora de histórias, uma guerreira e uma rainha sem trono. Nas sombras da Bretanha do rei Artur, uma mulher conhece a verdade que poderia salvar um reino das mãos de um tirano…

Ressentimentos antigos, velhas feridas e a busca pelo poder imperam na corte da rainha recém-viúva Isolda. Mas passou uma geração após a queda de Camelot e Isolda chora o seu marido morto, o rei Constantino, um homem que ela sabe em segredo ter sido assassinado pelo perverso lorde Marche - o homem que acabou por assumir o título de Rei Supremo. Embora as suas aptidões enquanto curandeira sejam reconhecidas por todo o reino, no seguimento da morte de Constantino surgem acusações de feitiçaria e bruxaria.
Um dos poucos aliados de Isolda é Tristão, um prisioneiro com um passado solitário e conturbado. Nem saxão, nem bretão, Tristão não é atingido pelos esquemas políticos, rumores e acusações que rodeiam a bela rainha. Juntos escapam e enquanto o seu companheirismo muda de amizade ara amor, têm de encontrar uma maneira de provar o que sabem ser a verdade - que as manobras de Marche ameaçam não só as suas vidas mas a soberania do reino britânico.
 

Opinião
 
Artur & Morgana, Tristão & Isolda: duas lendas transformadas numa só.
A primeira já conhecia das inúmeras adaptações já feitas (quer literárias, quer para o grande ecrã). Da segunda pouco ou nada sabia.
Há que destacar que esta adaptação traz algo de novo ao fazer de Isolda neta de Morgana e de Artur, o resultado de uma traição que conduziu o próprio Artur à morte e a Bretanha à guerra civil.
Compadeci-me do sofrimento de Isolda, apaixonei-me pelo corajoso Tristão,revoltei-me contra o ambicioso e cruel Marche e li sofregamente cada página deste livro à espera do romance anunciado na capa e na sinopse do livro. E?? Nada!!! A verdade é que nem uma única cena digna do nome "Romance" acontece nas 440 páginas que constituem este livro. Não fosse o facto de saber que este é apenas o primeiro volume de uma trilogia, diria que as últimas páginas do meu livro foram comidas por uns bichinhos tão profissionais que nem vestígios delas deixaram. Apesar de ser uma desilusão é também compreensível que a autora queira usar esse romance como isco para o próximo volume desta trilogia.
De minha parte, posso assegurar que vou esperar ansiosamente pelos próximos livros.
Como pontos negativos tenho apenas a apontar que, apesar da história estar muito bem construída em relação às personagens principais, a verdade é que Hedda, pelo papel que desempenha na história, bem poderia ter sido mais bem desenvolvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário