Leya no Rossio - Festival Literário




21, 22 e 23 de Setembro, 
Praça do Rossio, Lisboa
Entrada livre


No fim-de-semana de arranque do Ano do Brasil em Portugal, a LeYa vai juntar, em pleno Rossio lisboeta, diversos autores dos dois países. O evento, de entrada livre, inclui um programa de mesas redondas, tertúlias, concertos, actividades infantis e várias performances de poesia e teatro de rua, para além de uma Feira do livro de Portugal e do Brasil, tendo sempre a literatura e a arte dos dois países como pano de fundo.

O festival , organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Comissariado do Ano do Brasil em Portugal, realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, das 10h às 00h, na Praça do Rossio, em Lisboa. As actividades têm início na sexta, 21 de setembro, pela manhã, com a abertura da Feira do Livro de Portugal de do Brasil. De tarde têm início as actividades infantis, num espaço a elas dedicado e, no final do dia, realiza-se a primeira de cinco mesas redondas, que juntará os autores Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, Luís Fernando Veríssimo e Miguel Sousa Tavares, num debate moderado pelo editor Zeferino Coelho. Na primeira noite realiza-se, também, a primeira de duas tertúlias musicais que juntará, a convite da LeYa e do músico brasileiro Pierre Aderne, as cantoras Viviane, Luanda Cozetti, Susana Félix e Susana Travassos, o guitarrista Luiz Caracol, o cantor João Afonso e ainda os escritores José Eduardo Agualusa e o Paulo Lins (autor dos livros Cidade de Deus e Desde que o Samba é Samba).

No dia seguinte, sábado, a primeira mesa redonda do dia juntará o brasileiro Luis Felipe Pondé (autor do Guia politicamente incorrecto da Filosofia que a Texto acaba de lançar em Portugal), ao deputado Francisco Assis e ao jornalista Ricardo Costa, e será subordinada à temática "Filosofia, Política e Incorrecção (Política)". Na tarde de sábado, destaque para o primeiro de dois concertos de Eugénia Melo e Castro que cantará poemas de Maria Alberta Menéres e, mais ao final do dia, uma mesa redonda que juntará os escritores Luis Fernando Veríssimo, Manuel Alegre e Zuenir Ventura, moderada por Pascoal Soto, editor da Leya Brasil.

Para domingo está agendada, para o final da manhã, uma conversa sobre a História do Brasil e de Portugal, com o escritor brasileiro Eduardo Bueno e Miguel Real, moderada por Jorge Pedreira. De tarde, novo concerto de Eugénia Melo e Castro e, a fechar o ciclo de debates, o encontro dedicado ao tema "Os Desafios da Nova Literatura de Língua Portuguesa", que juntará os autores Amilcar Bettega, João Paulo Cuenca, João Ricardo Pedro, João Tordo e Paulo Lins, numa conversa orientada pelas editoras Maria do Rosário Pedreira e Maria João Costa. O Festival encerra ao final do dia com a segunda tertúlia musical que juntará em palco  Pierre Aderne, o pianista Júlio Resende, o baixista Norton Daiello e o baterista Bruno Pedroso e que contará, ainda, com participações especiais da cantora Gisela João, do músico e cantor Paulo Praça, da dupla Couple Coffee (Luanda Cozetti e Norton Daiello) e ainda de Jorge Palma e JP Simões.




PROGRAMA

Sexta, 21 de setembro

10h às 24h - Feira do Livro do Brasil e de Portugal

10h às 22h – Escrita Literária Criativa – mural “quem conta um conto…”– uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa

15h às 19h  – Animação infantil – contos infantis, teatrinhos e jogos tradicionais no espaço infantil da LeYa no Rossio.

16h – Inauguração oficial do evento

17h30 às 24h – Música – Poesia – Performance: diversas pequenas atuações de atores e músicos, um pouco por todo a praça do Rossio.

18h – Mesa redonda LeYa – A Minha Pátria é a Língua Portuguesa [Escrever (e editar) hoje, em português]
Participantes: Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, Luís Fernando Veríssimo e Miguel Sousa Tavares. Moderador: Zeferino Coelho (Leya|Caminho). 

19h – Show cooking

21h – Tertúlia MPB - Música Portuguesa Brasileira nº1 – em colaboração com a LeYa, o compositor e músico brasileiro Pierre Aderne convida Viviane, Luanda Cozetti, Susana Félix, Susana Travassos, Luiz Caracol, João Afonso, Paulo Lins e José Eduardo Agualusa para uma conversa musicada em torno da literatura e da música em língua portuguesa.


Sábado, 22 de setembro

10h às 24h - Feira do Livro do Brasil e de Portugal

10h às 22h – Escrita Literária Criativa – mural “quem conta um conto…” – uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa

11h às 19h – Animação infantil contínua

11h30 às 24h – Música – Poesia – Performance, em toda a Praça do Rossio.

15h – Mesa redonda LeYa - Filosofia, Política e Incorrecção (Política).
Participantes: Luis Felipe Pondé (autor de “Guia politicamente incorrecto da Filosofia”, LeYa/Texto) e Francisco Assis; Moderador: Ricardo Costa

16h30 – Teatro de rua “Gigantes pela Própria Natureza” – uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

17h30 - Concerto “Conversas com versos”, de Eugénia Melo e Castro que cantará poemas de Maria Alberta Menéres. Com Eduardo Queiroz, Camilo Carrara e Nath Calan.

18h – Abertura da Exposição “Design Brasileiro - Mobiliário Moderno e Contemporâneo”  (MUDE – Museu do Design) - uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

18h30 – Teatro: apresentação do grupo cénico Caixa de Imagem (em frente ao MUDE – Museu do Design) - uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

18h30 – Mesa redonda LeYa – Conversas no Tempo [A vida, o mundo, a literatura, a política, a economia, a crise, o futuro & etc.].
Participantes: Luis Fernando Veríssimo, Manuel Alegre e Zuenir Ventura. Moderador: Pascoal Soto (Leya|Brasil) 

20h – Concerto: Clube do Choro – uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

21h30 – Concerto: Ney Matogrosso e Monobloco (Terreiro do Paço) - uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal


Domingo, 23 de setembro

10h às 23h - Feira do Livro do Brasil e de Portugal

10h às 22h – Escrita Literária Criativa – mural “quem conta um conto…” em que os visitantes serão convidados a participar na criação de um conto – uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa

11h – Teatro: apresentação do grupo cénico “Caixa de Imagem” (Praça do Rossio) - uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

11h às 19h – Animação infantil contínua

11h30 às 24h – Música – Poesia – Performance, em toda a Praça do Rossio

11h30 – Mesa redonda LeYa – História e Estórias de Portugal e Brasil [Uma língua e um passado comum, na história e na ficção].
Participantes: Eduardo Bueno e Miguel Real. Moderador: Jorge Pedreira (Unileya).

14h - Teatro de rua “Gigantes pela Própria Natureza” – uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

15h - Concerto  “Conversas com versos”, de Eugénia Melo e Castro

16h - Concerto: Clube do Choro – uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

17h – Concerto “Brasil Abraça Portugal” (Terreiro do Paço): com Zeca Baleiro, Martinho da Vila, Boss AC, Carminho e Paulo Gonzo - uma iniciativa do Comissariado do Ano do Brasil em Portugal

18h30  – Mesa redonda LeYa –  Os Desafios da Nova Literatura de Língua Portuguesa [Problemas e expectativas dos novos autores (e editores) de língua portuguesa]
Participantes: Amilcar Bettega, João Paulo Cuenca, João Ricardo Pedro, João Tordo, Paulo Lins.Moderadoras: Maria do Rosário Pedreira (Leya|Portugal) e Maria João Costa (Leya|Brasil)

19h30 – Show cooking

21h  – Tertúlia MPB - Música Portuguesa Brasileira nº2, uma conversa musicada em torno da literatura e da música em língua portuguesa, com Pierre Aderne, Júlio Resende (piano), Norton Daiello (baixo), Bruno Pedroso (bateria). Participação especial: Gisela João, Paulo Praça, Couple Coffee, Jorge Palma e JP Simões.

Sem comentários:

Enviar um comentário