Alphabetum - Bom Norte
 (Apresentação)


Título: Bom Norte

Editora: Alphabetum - Edições Literárias

Autor: Bom Norte 

Páginas: 224

Preço: 16,00€


Os seres anónimos da cidade ganham vida no mais recente livro da Alphabetum

Livro de poesia "Bom Norte" é apresentado na Igreja de S. Lourenço (Carnide)





O livro de poesia "Bom Norte", com a chancela da editora Alphabetum e da autoria do escritor com o mesmo pseudónimo, é lançado no próximo dia 26 de Janeiro (sábado), às 15h30, na Igreja de S. Lourenço, em Carnide (Lisboa, de onde é natural o autor), numa cerimónia única, envolta por um registo espiritual apropriado ao ambiente do local. A apresentação da obra estará a cargo da escritora Fátima Marinho.
 
A obra de estreia de Bom Norte aborda temáticas interligadas, dando voz e rosto a seres anónimos, obrigando a poesia a separar-se do seu lado romântico. Nesta lógica, o autor tornou a cidade narradora dos seus poemas para “espalhar a voz muda do mais triste ser amordaçado que dorme em camas por fazer”.

O espaço geográfico e as raízes são de tal modo primordiais, que a escolha da expressão Bom Norte para pseudónimo e título da primeira obra, surgiu através da junção de dois locais existentes em Carnide: Rua do Norte e Quinta do Bom Nome. Aliás, “a cidade é o cromossoma necessário à minha consolidação como indivíduo” revela, acrescentando que “o meu nome é o meu Norte e a minha arte é a frágil fuga dos meus sentidos”.

A apresentação do livro decorrerá na Igreja de S. Lourenço, cuja beleza e simplicidade serviram de inspiração para aquela que será a primeira aparição pública da sua obra literária, apresentada por Fátima Marinho, autora também editada pela Alphabetum.

O livro pode ser adquirido na Fnac, Bertrand e com 10% de desconto na loja online da Alphabetum, em http://www.alphabetum.pt


Sobre Bom Norte

Nascido em 1963 em Carnide, na cidade de Lisboa, cedo demonstrou uma sensibilidade artística conjugada com a sede do conhecimento. Radioamador por paixão, os conhecimentos de eletrónica que adquiriu tornam-no, em 1998, inventor, tendo mesmo registado uma patente de modelo de utilidade nacional: “Abastecimento de energia elétrica aos contentores de sistemas fotovoltaicos”.

Eclético, participou na exposição coletiva “Jovens Pintores de Domingo” do Diário de Notícias e, em 2007, num documentário do realizador brasileiro Sérgio Oksman, tendo posteriormente participado com o realizador na seleção dos locais de filmagem do documentário sobre a vida da fadista Mariza do Biography Channel, intitulado “Mariza My Fado”.

O pseudónimo Bom Norte representa a força e serve de capa ao escritor. Nas suas palavras, “é a face visível de alguém que quer passar oculto, mas escrevendo sobre tudo o que lhe atormenta a alma”.

Sobre a Alphabetum Edições Literárias



A editora carateriza-se pela aposta exclusiva em novos talentos, promovendo a carreira dos autores no mercado literário e online, privilegiando uma estreita colaboração com os mesmos, assim como a gestão personalizada de cada obra.

Em dois anos, tempo que serviu de adaptação ao mercado, pesquisa de talentos e leitura dos trabalhos recebidos, mais de uma dezena de livros viu a luz da edição. Para este ano, está prevista a edição de obras de 22 novos autores, para além da edição de mais seis obras de autores já publicados pela editora, num total de 35 autores representados.


A porta encontra-se aberta a todos os géneros literários: crónica, romance, conto, poesia, infanto-juvenil, entre outros. Vocacionada para um público eclético e de diferentes faixas etárias, a editora publica igualmente as suas obras em áudio e em Braille, por forma a que sejam inclusivas e acessíveis a cidadãos com necessidades especiais.



A Alphabetum distingue-se igualmente pelo forte apoio a causas sociais, acarinhando atualmente a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e a Fundação do Gil, para as quais revertem parcial ou inteiramente os proveitos de duas das suas obras “À Procura de Um Lugar” e “O Mistério das Coisas Erradas”, de Fátima Marinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário