ASA - "Uma Casa de Família", Natasha Solomons (Opinião)

Natasha Solomons 


 
 
 
 
Um romance para todos os fãs da série de série mundial Downton Abbey 
 
 
 
"Uma comovente e romântica ode a um mundo perdido.”
The Times






Na primavera de 1938, a ameaça nazi paira sobre a Europa.  
Em Viena, a família Landau vê desaparecer muitos dos seus amigos e teme pela sua segurança. Decidem fugir do país mas não poderão partir juntos. Elise, a filha mais nova, é enviada para Inglaterra, onde a espera um emprego como criada de uma família aristocrática. É a única forma de garantir a sua segurança. Para trás deixa uma vida privilegiada. 
Em Tyneford, ela tenta encontrar o seu lugar na rígida hierarquia da casa. É agora uma das criadas, mas nunca antes trabalhou. Tem a educação e os hábitos da classe alta, mas não pertence à aristocracia. Enquanto areia as pratas e prepara as lareiras, usa as magníficas pérolas da mãe por baixo do uniforme. Sabe que deve limitar-se a servir, mas não consegue evitar o escândalo ao dançar com Kit, o filho do dono da casa. Juntos vão desafiar as convenções da severa aristocracia inglesa numa história de amor que tocará todos os que os rodeiam. 
Mas o mundo está a mudar. E Elise tem de mudar com ele.
Em Tyneford, ela vai aprender que é possível ser mais do que uma pessoa. Viver mais do que uma vida. Amar mais do que uma vez.


Opinião 
Como fã assumida da famosa série televisiva "Downton Abbey" não podia deixar de ler este livro. E devo dizer que não me arrependo nada de o fazer! :)
Ainda que com algumas semelhanças com a série (período histórico e plano de acção), este romance de Natasha Solomons é completamente original.
A protagonista, Elise Landau, é ainda uma jovem, imatura e mimada, quando é forçada a deixar o seu país, a sua família e a vida privilegiada da alta sociedade austríaca para servir como criada numa austera mansão inglesa.
Consigo leva apenas um violino, cujo interior guarda o último romance escrito pelo pai, e o colar de pérolas da mãe, símbolos da sua antiga vida.
Ao longo das mais de 400 páginas deste romance embargamos, junto com Elise, numa viagem onde vamos conhecendo a Inglaterra em plena 2ª Guerra Mundial, a perseguição aos judeus e o avanço alemão pela Europa a dentro. Assistimos às venturas e desventuras de Elise, uma imigrante judia que não encontra o seu lugar: a sua educação e hábitos da classe alta não permitem que seja uma criada como os demais, e, enquanto criada, também não tem lugar na aristocracia inglesa.
Ainda que a história deste romance pouco tenha a haver com "Downton Abbey", é me muito fácil reconhecer, no livro, as personagens que dão vida aos criados na série.
Este é um daqueles poucos livros em que a mestria da autora nos permite, mais do que ver, sentir. Conseguimos sentir a areia e a relva húmida sob os pés, cheirar a brisa salgada do mar e a terra húmida após a chuva.
Este foi um livro que, já antes de acabar de o ler, lamentava a rápida passagem das páginas que me aproximavam do fim. Poucos foram os livros que me levaram às lágrimas e este foi um deles. Todo o drama de Elise, da sua família e mesmo "família" inglesa é tocante para além de que retrata um drama que podia muito bem ter acontecido.
Este foi o livro de estreia da autora Natasha Solomons em Portugal mas posso já dizer que mal posso esperar por mais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário